Resultado da Eleição: Quando e como é divulgado?

A divulgação do resultado das eleições começa assim que a votação chega ao fim, às 17h, no horário local da sessão. É possível acompanhar o resultado através do Eleições2016.com.br ou do site do Tribunal Superior Eleitoral.

Com a urna eletrônica, é possível saber quem ganhou a eleição em poucas horas, o tempo está relacionado com número de sessões e de zonas eleitorais de cada município e também pode variar de acordo com a quantidade de eleitores de cada cidade.

O processo da apuração dos votos tem início na urna e termina nos Tribunais Regionais Eleitorais. Nas eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não participa ativamente do processo de contagem, mas sim da divulgação do resultado que atualmente é feita online, em tempo real.

Apesar da rapidez do processo, segundo a Resolução nº 23.456/2015, o TSE tem até 3 dias após a totalização final para divulgar o resultado das eleições no seu site.

Como saber quem ganhou

Será eleito o candidato a prefeito, e seu respectivo vice, que tiver a maioria de votos válidos, que exclui os votos em branco e os nulos. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o candidato eleito deve alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, isto é, 50% mais 1. Caso isso não aconteça no primeiro turno, os dois candidatos mais votados disputarão o segundo turno dia 30 de outubro, e vencerá o que conseguir a maioria dos votos válidos.

Saiba quais são os municípios que podem ter segundo turno em 2016.

No caso dos candidatos a vereador, o resultado é calculado de forma diferente. Primeiramente, são identificados os partidos e coligações que receberam mais votos, e a partir daí distribuem as vagas disponíveis entre os candidatos que receberam mais votos de cada partido ou coligação.

A eleição dos vereadores é regida pelo sistema proporcional, e com as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral 2015, só pode ser eleito o candidato a vereador que obtiver uma quantidade de votos igual ou maior de 10% do quociente eleitoral.

Não sabe o que é quociente eleitoral? Veja como funciona o sistema proporcional.

Caso haja empate entre candidatos, tanto na eleição para prefeito, quanto para vereador, será eleito com candidato mais idoso.

Veja também

Página publicada em 7 de Setembro de 2016. | Última atualização em 28 de Setembro de 2016 às 14:09.