Em quantos vereadores o eleitor pode votar?

Apenas em um candidato ou um partido. Apesar de existir mais de uma vaga para este cargo, cada eleitor só poderá votar diretamente em um candidato, ou na legenda partidária que preferir.

Ordem dos votos na urna

Como em 2016 teremos eleições municipais, o primeiro voto que aparecerá na urna será para vereador e o segundo para prefeito e vice-prefeito.

Os candidatos ao cargo de vereador possuem um número de cinco dígitos, onde os dois primeiros estão relacionados ao partido. Como a eleição para vereador é definida pelo sistema proporcional, o eleitor pode digitar na urna os cinco números e votar diretamente no candidato ou inserir apenas os dois primeiros e votar apenas em um partido.

Entenda melhor como funciona o sistema proporcional.

Já a eleição para prefeito é determinada pela eleição majoritária e só é possível votar diretamente no candidato, que possui um número com dois dígitos.

Pode votar em vereador de outra cidade?

Não. As urnas eletrônicas são programadas para mostrar apenas os candidatos do domicílio eleitoral onde ela estiver instalada.

Quantos vereadores são eleitos?

Depende do número de habitantes de cada município. Existe uma lei da Constituição Federal que define a quantidade máxima de vereadores de acordo com o número de habitantes da cidade, mas é a Lei Orgânica de cada município que determina a quantidade exata de vagas disponíveis.

Saiba como é definido o número de vereadores por município e veja a regra que estabelece a quantidade de vagas.

Veja também

Página publicada em 16 de Outubro de 2015. | Última atualização em 2 de Setembro de 2016 às 11:09.