Pode votar em candidatos de partidos diferentes?

Sim, a eleição para o cargo de prefeito não está vinculada ao cargo de vereador, o eleitor pode votar em um candidato a prefeito de um partido e a vereador de outro.

Ordem dos votos na urna

Na eleições municipais 2016, o primeiro voto será para vereador e o segundo para prefeito e vice-prefeito. O eleitor pode levar uma “cola” com os números dos candidatos, que para vereador tem cinco dígitos e para prefeito apenas dois dígitos, pois só existe um candidato por partido.

Na eleição proporcional, onde são escolhidos os vereadores, os dois primeiros dígitos identificam o partido, e o eleitor pode votar apenas na legenda, ao digitar os dois primeiros números do candidato e depois a tecla ‘Confirma’, ou diretamente no candidato, digitando os cinco dígitos e a tecla ‘Confirma’.

Pode votar em candidatos de outro município?

Não. Só é possível votar nos candidatos que pertencem ao domicílio eleitoral do eleitor, pois as urnas só apresentam e recebem votos dos candidatos do local onde ela estiver instalada.

Em quantos candidatos a prefeito e a vereador o eleitor pode votar?

Apenas em um candidato de cada cargo, o eleitor deve escolher um candidato a prefeito e um candidato a vereador. Apesar de serem eleitos mais de um vereadores, cada eleitor só pode votar em um candidato.

Veja também

Página publicada em 11 de Fevereiro de 2016. | Última atualização em 4 de Agosto de 2016 às 18:08.