Pode entrar mais que uma pessoa na cabine de votação?

No ato da votação, só o eleitor poderá estar presente na cabine de votação. No entanto, quando um eleitor tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, poderá ser ajudada por uma pessoa de confiança.

Não existe uma lei que impeça o eleitor portador de deficiência ou eleitor com dificuldade de locomoção (por exemplo, idosos) de levar uma pessoa para auxiliá-lo no momento da votação. Assim, nestes casos específicos, mais de uma pessoa poderá estar presente na cabine de votação.

Nestas situações, não é preciso informar o Juiz Eleitoral com antecedência, deverá ser autorizado pelo presidente da mesa receptora e constar em ata.

Crianças podem entrar na cabine eleitoral com o pai ou mãe?

Não existe uma lei que impeça o pai de entrar na cabine de votação com um filho. No entanto, essa decisão deve ser validada pelo presidente da mesa receptora.

Muitas vezes, quando os pais levam os filhos para a cabine eleitoral, o processo de votação pode ficar mais demorado, causando filas.

Veja aqui como funciona a mesa receptora.

Eleitores com deficiência visual podem votar?

As urnas eletrônicas possuem a indicação dos números em braille, para que os eleitores com deficiência visual possam votar. Ainda assim, caso o eleitor não saiba braille, ele poderá levar uma pessoa de confiança para a cabine, para ajudá-lo a votar.

Nestes casos, os eleitores também poderão ser guiados por alguém de confiança até a cabine de votação.

Quanto tempo posso ficar dentro da cabine?

A Justiça Eleitoral define o tempo máximo que um eleitor tem para votar, sendo essa situação controlada pelos mesários.

Para facilitar o voto e agilizar o processo de votação, o eleitor poderá levar um cola eleitoral, um papel com o número dos candidatos em que vai votar. Além disso, também é possível imprimir no site do TSE um documento para preencher o número dos seus candidatos e usar como cola na cabine de votação.

Veja também

Página publicada em 16 de Outubro de 2015. | Última atualização em 4 de Agosto de 2016 às 18:08.