Como tirar o Título de Eleitor

Quem ainda não tem título de eleitor, e não o tirou até o dia 4 de maio de 2016, não poderá votar nas Eleições Municipais em 2016. Em ano eleitoral só é possível tirar o título até 151 dias antes da eleição, que terá o primeiro turno no dia 2 de outubro de 2016. Quem perdeu o prazo só poderá tirar o título de eleitor em 2017.

Como consultar o número do título de eleitor

No dia da votação não é preciso levar o título de eleitor, mas é possível saber o número do título através do site do Tribunal Superior Eleitoral, ao preencher corretamente o nome do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe, e inserir os 5 caracteres mostrados em uma imagem. Ao consultar o número do título também aparecerá outras informações do eleitor, como o local de votação, a zona e a sessão eleitoral.

Segunda via do título de eleitor

Caso o eleitor pretenda tirar uma 2ª via, sem alterações no cadastro (mudança de estado civil, endereço, nome etc), deve se dirigir a um cartório eleitoral levando um documento de identificação original com foto.

O pedido pode ser realizado no cartório eleitoral onde estiver inscrito até o dia 22 de setembro de 2016, 10 dias antes da eleição. A data limite para solicitar a 2ª via em qualquer cartório eleitoral foi dia 3 de agosto de 2016, 60 dias antes da eleição.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor

  • Documento de identificação original: são aceitos a carteira de identidade (RG), a certidão de nascimento, a certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho, passaporte que contenha a filiação, ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por de leis federais (OAB, CRM, CREA etc).
  • Comprovante de residência no nome do eleitor original e recente: são aceitos contas de luz, água, telefone, gás ou envelopes de correspondência.
  • Comprovante de quitação do serviço militar (apenas para os maiores de 18 anos do sexo masculino)

Agendamento online

Apesar da solicitação do título de eleitor ser presencial, é possível fazer um pré-atendimento pela internet, através do Título Net, um sistema criado pela Justiça Eleitoral para agilizar alguns serviços eleitorais. Por meio do Título Net é possível requerer o título de eleitor ao preencher todos os dados solicitados e guardar o protocolo que será gerado no final da operação.

Para receber o título é necessário se apresentar na unidade de atendimento da Justiça Eleitoral (cartório, posto ou central de atendimento) com o protocolo gerado e os documentos necessários na data agendada. Se o eleitor não comparecer em 5 dias, o pedido será anulado. Não é possível solicitar 2ª via através desse serviço.

Veja também

Página publicada em 9 de Setembro de 2015. | Última atualização em 4 de Agosto de 2016 às 17:08.